Escolha uma Página

alimentos-emagrecem-aumentam-imunidade

Oi saudáveis!

Ontem na TV tive a oportunidade de entrevistar o nutrólogo e doutor em Ciência dos Alimentos Edson Credidio. Na ocasião ele falou sobre alguns alimentos que podem aumentar a imunidade e resistência orgânica, prevenindo doenças epidêmicas.

Preparei um resumo do nosso bate papo.

Conheça os alimentos que evitam gripes, resfriados, doenças bacterianas e outras patologias.

1. Alho: Apresenta a alicina que tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças.

2. Aveia: A aveia é um cereal nutritivo, rico em proteínas, ácidos graxos como oleio e linoleico, possui alto conteúdo de vitaminas (como as do complexo B e vitamina E) que lhe confere propriedade antioxidante. Ainda possui cálcio, ferro, carboidratos e fibras. A aveia está relacionada ao bom funcionamento intestinal e por se tratar de uma fibra solúvel, tem relação com a diminuição da absorção do colesterol total e LDL-c e os mantém em níveis adequados, controle glicêmico, controle da pressão arterial, ajuda a retirar muitas toxinas do sangue e ainda induz a saciedade

3. Azeite de oliva: Rico em gorduras monoinsaturadas, ajuda a aumentar a imunidade, melhora o sistema respiratório, evita o envelhecimento precoce das células e as doenças cardiovasculares.

4. Cebola: A alicina e a quercitina presente no alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas.

5. Frutas cítricas: Laranja, limão, acerola, kiwi e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades anti-inflamatórias. As frutas cítricas aumentam a imunidade e previnem doenças cardiovasculares e câncer.

6. Gengibre: O gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui importante ação bactericida, além de boas doses de vitamina B6 e C.

7. Cogumelo shitake: O shitake é rico em lentinana, nutriente capaz de estimular a produção das células de defesa (macrófagos e linfócitos) e aumentar a imunidade. Utilizado em larga escala na comida japonesa, tem sido cada vez mais prescrito, graças aos seus aminoácidos e função imunoprotetora.

8. Oleaginosas (castanhas): Apresenta o selênio, poderoso antioxidante no combate aos radicais livres, que também melhora o sistema imunológico por conter ômega 3 e 6. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.

9. Probióticos: O iogurte natural e os vários tipos de cepas são ricos em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O alimento também ajuda no controle do sobrepeso e obesidade.

10. Vegetais crucíferos: Brócolis, couve flor, couve de Bruxelas e nabo são fontes importantes de imunomoduladores naturais, ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções.

Cuidem-se!

=)

Pin It on Pinterest

Share This