Escolha uma Página
 
E aí, já ajustou o seu relógio? O horário de verão acabou no fim de semana e, por isso, o período que você passa no escuro é maior. Assim, você fica mais tempo com as luzes acesas em casa e as despesas acabam aumentando.
Existem maneiras, no entanto, de gastar menos com isso. 
Confira algumas alternativas:
 
Não deixe a luz acesa em cômodos desnecessariamente – É comum esquecer a luz ligada em cômodos que não estão sendo mais utilizados. Antes de sair dos ambientes ou de casa, verifique se as luzes estão apagadas.

Pinte as paredes internas e os tetos da casa com cores claras – As cores claras refletem e espalham iluminação para todo o ambiente.

Não coloque o fogão e a geladeira próximos um do outro – O fogão e a geladeira são opostos (um esquenta e um esfria). Por isso, um atrapalha o desempenho do outro.

Desligue a chave geral da casa – Quando for viajar, é importante desligá-la para não gastar energia com coisas desnecessárias.

Utilize lâmpadas mais econômicas – As lâmpadas incandescentes gastam muita energia e tem baixa eficiência. Já as fluorescentes, apesar de serem caras, são mais baratas de manter. As lâmpadas led são as de preço mais alto, mas são muito econômicas e duram muito mais.

Deixe cortinas e portas abertas – Aproveite ao máximo a luz solar. Coloque mesas de trabalho e de leitura próximas às janelas.

Substitua umidificadores eletrônicos – Em dias mais secos, coloque um pano úmido pendurado no ambiente ou um balde de água.

Evite deixar aparelhos em modo stand-by – Mesmo que estejam desligados, esse modo pode representar até 12% do gasto mensal.

Utilize dimmers – Assim, você pode controlar a intensidade da luz das lâmpadas.

Evite o elevador – Se você precisa subir um ou dois andares, use a escada. Além de economizar energia, faz bem para a saúde. 
 

Pin It on Pinterest

Share This