Escolha uma Página

 

Nos post anterior divulguei a lista com os 10 piores alimentos feito pela nutricionista Michelle Schoffro Cook. Convidei a nutricionista Carolina  A. Souza Di Guimarães para também fazer um ranking  dos piores alimentos para o organismo, segundo a sua perspectiva. Ela fez observações importantes. Vale a pena conferir! 
10º lugar: Biscoito recheado
Biscoitos recheados possuem gordura trans (pior tipo de gordura) que pode causar dislipidemias (alteração nos níveis de colesterol bom e ruim). A gordura trans é resultado da hidrogenaçao de óleos vegetais, o que faz com que fiquem uma gordura estável. No entanto nosso organismo não tem capacidade de sintetizar adequadamente esta gordura, o que leva à absorção da mesma, ocasionando aumento do colesterol ruim (LDL) e diminução do colesterol bom (HDL). Resultado: riscos de doenças cardíacas. Sem contar o alto valor calórico: uma unidade de biscoito recheado pode chegar a 70 calorias, mais do que uma maça ou banana inteira!
9º lugar: Batata frita de fast foods
Batatas fritas contêm gorduras trans e uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida (formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas).

8º: Salgadinhos de pacote

Fritos em óleo, ricos em gorduras e calorias vazias que não trazem tantos benefícios nutricionais. Além disso, também tem gordura trans e acrilamida.
 7º lugar: Sonhos e tortinhas fritas de fast foods
Ricos em gordura trans – substância que está relacionada a doenças cardíacas, cerebrais e câncer. A orientação é consumir, no máximo, 2g de gordura trans ao dia; uma tortinha frita de fast food já possui essa quantidade, ou seja, se você comer a tortinha não deve comer outro alimento industrializado no dia!
6º lugar: Bacon e carnes processadas
O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Além disso devo apontar o risco para os hipertensos já que estas carnes são ricas em sal!

5º lugar: Cachorro-quente

O consumo pode aumentar o risco de câncer de pâncreas. Possui nitrito de sódio (substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes). Pioramos o problema quando adicionamos batata palha (rica em acrilamida e gordura trans), purê de batata (com muita manteiga), maionese, mostarda, catchup e outros aditivos!
4º lugar: Adoçantes e alimentos diet em excesso

Ciclamato, sacarina e aspartame são nomes que devemos sempre ficar de olho! O excesso destes adoçantes pode levar à uma toxicidade. Já existem estudos que ligam o consumo de ciclamato ao câncer de bexiga e o aspartame ao mal de alzheimer. Se você tiver diabetes ou alguma condição médica e foi orientado por um médico consumir adoçantes, faça isso. O que não pode é sair comendo todos os alimentos diet/light que existem no mercado, sem orientação médica, achando que vai emagrecer.

3º lugar: Pipoca de cinema

Um balde grande de pipoca em cinema pode facilmente passar de 1.000 calorias e ter mais de 50 gramas de gordura. Além disso, normalmente estas pipocas são carregadas em sal, o que pode elevar a pressão sanguínea, e em gorduras e manteiga, podendo levar ao aumento do mau colesterol e ao aumento do risco de doenças cardíacas.

2º lugar: Refrigerante

Uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar. Além disso a acidez causada pelo refrigerante enfraquece os ossos, podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade e cáries.

1º lugar: Refrigerante diet

Além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame (AminoSweet). Essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, depressão, tonturas, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, insônia, dor nas articulações, TPM e cãibras musculares.

– as imagens utilizadas acima são de fontes externas e não autorizadas. Se você é fotógrafo ou responsável por agênciar conteúdo fotográfico, que possua os direitos de alguma dessas imagens, e não quer que ela apareça aqui, favor entrar em contato e ela será prontamente removida.

Pin It on Pinterest

Share This