Escolha uma Página

As varizes podem surgir em muitas partes do corpo, mas sempre que falamos do assunto, nos lembramos delas nas pernas isso porque alguns motivos podem dificultar que o sangue volte ao coração e as veias acabam se dilatando mais nos membros inferiores.

“Além da aparência que não agrada, principalmente as mulheres, as varizes se tornam veias que deixam de realizar a sua função com eficiência”, explica Ary Elwing, angiologista especialista em cirurgia vascular periférica.

Para lidar com o problema, o angiologista ressalta que é importante se atentar há alguns motivos que vão piorar esse quadro. Confira a seguir cinco deles:

 

Uso contínuo do anticoncepcional

As mulheres têm mais varizes que os homens devido à alta concentração dos hormônios progesterona e estrógeno no organismo delas. “Esses hormônios são a principal composição da pílula anticoncepcional, então a mulher que faz uso regular tem o risco maior de desenvolver varizes”, explica Elwing. O medicamento via oral, nesse caso, influencia mais do que os demais.

 

Mais de uma gestação

Quanto mais filhos a mulher tiver, maiores as chances de ter também varizes. Isso porque para a gestação o útero aumenta e comprime as veias dos membros inferiores, levando a dilatação. “O repouso e o uso de meias elásticas ajudam a prevenir o problema, nesse caso”, explica o angiologista.

 

Falta de exercício

Ao contrário do que muita gente pensa, ficar parado piora o quadro de varizes. Então, caminhadas, corridas ou até mesmo a musculação vão melhorar a circulação sanguínea, evitando a formação de coágulos.

 

Excesso de peso

Estar com sobrepeso ou obeso tende a dificultar a volta do sangue para o coração e assim sobrecarregar as veias. O quadro piora quando o paciente não pratica nenhum tipo de exercício.

 

Ficar muito tempo parado

Se você trabalha e fica por horas em pé, ou se fica por horas sentado, saiba que está contribuindo para o aparecimento de varizes. “Quem já tem predisposição para varizes vai notar que elas pioram, devido à falta de fluxo sanguíneo”, explica Elwing. “Se esse for o seu caso dê pausas ao longo do dia para alongar ou fazer uma caminhada. Permanecer com as pernas cruzadas é outro agravante”, diz.

 

Em caso de dor, peso nas pernas, inchaço e coceira na pele sobre as veias procure o quanto antes a avaliação de um angiologista.

 

 

Fonte: Ary Elwing (CRM-22.946), angiologista especialista em cirurgia vascular.  (Via assessoria de imprensa)

Pin It on Pinterest

Share This