Entrevista com Edson Credídio (médico nutrólogo, doutor em Ciência do Alimentos e autor do livro “Leite – o elixir da vida”)
O leite é amigo ou vilão do nosso corpo?
O leite é completo e essencial para toda nossa vida, desde a infância até a velhice. Quando o leite e seus derivados estão presentes na dieta, fica mais fácil controlar a pressão arterial, perder quilos indesejados; prevenir infarto; osteoporose; etc. o consumo rotineiro das versões mais magras dos produtos lácteos, como o leite desnatado e o queijo branco, está ligado a uma queda na incidência de hipertensão e diabete tipo 2.
· Qual é melhor – leite de vaca ou de soja?
O leite de soja tem suas virtudes e indicações, porém no quesito biodisponibilidade (o cálcio que fica no corpo quando ingerido) ganha de longe da soja cujo cálcio é mal absorvido.
· Qual leite consumir: integral, semi desnatado ou desnatado?
Costumo indicar o leite integral para as crianças; e os leites semi desnatado ou desnatado para os adultos.
· O que é intolerância a lactose?
É a falta da enzima lactase no organismo. Este problema pode ser facilmente controlado com a utilização da enzima lactase diariamente. Já a alergia ao leite de vaca é uma reação alérgica aos componentes protéicos do leite. Também há tratamento.
· É verdade que leite emagrece?
O cálcio do leite é chamado “fator cálcio” e previne a obesidade como o “flúor” previne a cárie dentária. Além disso, o mineral tem a capacidade de atuar dentro da célula de gordura, provocando sua quebra e diminuindo seu acúmulo no organismo. O nutriente também seria capaz de formar um complexo com parte dos lipídeos provenientes do cardápio, expulsando-os por meio das fezes. Estudo da Escola de Saúde Pública Harvard, nos Estados Unidos, acaba de destacar o papel protetor de um tipo de ácido graxo típico do leite integral: o ácido linoleico conjugado (CLA). Há evidências de que ele iniba o acúmulo de gordura e estimule o uso das reservas gordurosas como fonte de energia, facilitando a manutenção do peso.
· Qual quantidade diária de leite e derivados que devemos consumir?
Duas a três porções.
· Ainda em relação à quantidade, quanto necessitamos de cálcio nas diversas fases da vida?
Na infância cerca de 800mg/dia; na fase adulta 1200mg; e na velhice de 1500 a 1600mg/dia.
· É verdade que a exposição ao sol auxilia a fixar o cálcio nos ossos?
Sim. A luz solar ativa a vitamina D3 que fica armazenada na forma de pró-vitaminas – e a vitamina D3 ajuda a fixar ocálcio nos ossos.
E leite com achocolatado vale tb? Tomo todos os dias, mas puro jamais.
Bjs
Day: segundo a nutricionista Pérola Ribaldo, achocolatado e café comprometem a absorção do cálcio pelo nosso organismo. Portanto o ideal é consumir leite puro!
O consumo moderado de café não interfere na absorção do cálcio e não causa osteoporose. Um conceito errado entre muitos profissionais de saúde, como nutricionistas e médicos , é o de que a cafeína interfere na absorção do cálcio, diminuindo-a, podendo assim causa osteoporose. Trata-se de algo totalmente infundado. A cafeína não atua como um quelante do cálcio, como o antibiótico tetraciclina, que impede a absorção de cálcio. O cálcio tem seu metabolismo rigorosamente controlado por uma série de hormônios e vitamina (vitamina D), de forma que dos 1.200 mg que ingerimos diariamente, apenas 300 mg são absorvidos.