Escolha uma Página
Inclusão social se faz de dentro para fora!
Que tal se envolver com a diversidade humana?

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Comemorar a data pode parecer estranho, mas se pensar melhor verá que não é! Felizmente não vivemos mais em uma época em que seja preciso lamentar o nascimento de um filho com a síndrome. Comemorar não nos deixa esquecer tudo o que já foi feito e também nos estimula a não descansar diante do que ainda seja necessário fazer.

Apesar de todos os avanços, ainda há muito que cobrar das autoridades e de cada um de nós para garantir os direitos humanos e a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down. Faltam escolas, adaptações em locais públicos e profissionais preparados para ajudar a cuidar destas crianças.

Abaixo segue o vídeo produzido pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, cujo tema é Inclusão acontecendo, amplie este exemplo!” Trata-se de uma montagem de fotografias de crianças e jovens com síndrome de Down. A trilha sonora foi gentilmente cedida pelo cantor Lenine, autor de “Diversidade.”

Entenda
Quem tem síndrome de Down sofre de uma alteração no cromossomo 21. Em vez de apresentar dois cromossomos, a pessoa apresenta trës. Esta alteração genética afeta os diversos graus de desenvolvimento da pessoa.

Estatísticas
No Brasil ainda não foram divulgados os dados recentes do IBGE mas sabe-se que nascem por ano cerca de 8 mil bebês com a síndrome. Os brasileiros portadores da síndrome devem passar dos 20 milhões.

Pin It on Pinterest

Share This