Inclusão social se faz de dentro para fora!
Que tal se envolver com a diversidade humana?
Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Comemorar a data pode parecer estranho, mas se pensar melhor verá que não é! Felizmente não vivemos mais em uma época em que seja preciso lamentar o nascimento de um filho com a síndrome. Comemorar não nos deixa esquecer tudo o que já foi feito e também nos estimula a não descansar diante do que ainda seja necessário fazer.
Apesar de todos os avanços, ainda há muito que cobrar das autoridades e de cada um de nós para garantir os direitos humanos e a qualidade de vida das pessoas com síndrome de Down. Faltam escolas, adaptações em locais públicos e profissionais preparados para ajudar a cuidar destas crianças.
Abaixo segue o vídeo produzido pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, cujo tema é “Inclusão acontecendo, amplie este exemplo!” Trata-se de uma montagem de fotografias de crianças e jovens com síndrome de Down. A trilha sonora foi gentilmente cedida pelo cantor Lenine, autor de “Diversidade.”
Entenda
Quem tem síndrome de Down sofre de uma alteração no cromossomo 21. Em vez de apresentar dois cromossomos, a pessoa apresenta trës. Esta alteração genética afeta os diversos graus de desenvolvimento da pessoa.
Estatísticas
No Brasil ainda não foram divulgados os dados recentes do IBGE mas sabe-se que nascem por ano cerca de 8 mil bebês com a síndrome. Os brasileiros portadores da síndrome devem passar dos 20 milhões.
Oi Tati como vc esta tudo bem? e como vão suas férias? saudades amiga te ver no seu programa diário, mas tambem mereces sua mais que merecida férias. Adorei o post que vc publicou sobre a síndorme de down tenho conhecido amigos que tem essa dificuldades mas isso nao os deixa menos ou nao uma pessoa boa querida precisam de atenção especial isso sim, mas na minha opinião esse tipo de pessoas com essa síndrome são anjos na terra que veem para trazer paz interior humanidade. bj linda Regina