Escolha uma Página

Graxa, café, chiclete, óleo ou gordura, tinta de caneta. Manchas! Esfrega aqui, esfrega ali. Mesmo assim está difícil de sair? No stress! Tenho duas notícias para você: A primeira – e má notícia – é de que todas as pessoas, adulto ou criança, estão sujeitas a isso. Mas não se desespere; a segunda – e boa notícia – é que a maioria das manchas pode ser removida.Alguns truques podem salvar aquela peça de roupa que você adora ou que acabou de ganhar de Natal e, ops, já manchou!

Muitas manchas são fáceis de limpar, basta fazer a coisa certa.

Confira algumas dicas e receitas caseiras:

Café

Pessimista. Longe de mim! Mas a primeira mancha da nossa lista é difícil de sair. Se agir rápido, pode aplicar gelo e um pano umedecido com detergente. Se não sair, a peça deve ser lavada com alta temperatura em um estabelecimento especializado (lavanderia).

Chiclete 

Neste caso você deve esfregar uma pedra de gelo no local da mancha; é preciso paciência, pois é difícil remover. Mas não desista, você consegue! Outra alternativa é colocar a roupa em um saco plástico e deixá-la no congelador por duas ou três horas (a goma vai endurecer: aí é só raspar o tecido!)

Chocolate

Use álcool ou alvejante sem cloro no local da mancha. Deixe agir por alguns minutos. Esfregue. Depois faça a lavagem usando água quente. Se necessário, repita a ação.

Bolor e mancha de mofo

Está é quase impossível de sair. Você pode, no máximo, melhorar a aparência da roupa. Use alvejante e água quente. Se a peça for branca, outra dica é fervê-la em uma solução de água e bicarbonato de sódio (2 colheres para cada 1 litro de água). Se o tecido for colorido, basta mergulhar a parte afetada em leite fervendo. Em seguida, lavar o local com água morna e vinagre branco.

Graxa 

Molhe o tecido com água e esfregue utilizando um sabonete branco. Deixe agir por 15 minutos. Roupas brancas podem ser colocadas ao sol. Já as coloridas, longe dele – só na sombra e água fresca! Se necessário, repita o processo.

Gordura e óleo

Retire o excesso com pano umedecido em álcool, sem esfregar. Se a mancha ainda estiver fresca, passe sabonete branco sobre ela e retire com água fria.

Você também pode colocar talco. Deixe-o agir por alguns minutos.

Detergente de coco (neutro) é outra opção. Basta aplicá-lo e esfregar o tecido.

Lama e/ou barro

Quanto antes lavar, melhor. Não esperar o dia seguinte. Antes da lavagem comum, com sabão em pó, coloque um pouco de álcool e água sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos!

Molho de tomate

Assim como no chocolate, use álcool ou alvejante sem cloro na área afetada. Deixe agir por alguns minutos. Esfregue. Depois faça a lavagem usando água quente. Se necessário, repita a ação.

Sangue

Aplique água oxigenada (volume 10) e deixe agir por alguns minutos. Depois é só lavar normalmente com sabão em pó e alvejante sem cloro.

Suor 

Para clarear manchas amareladas é recomendado deixar a peça de molho, por duas horas, em uma mistura contendo: duas tampinhas de álcool, sabão em pó e água!). Em seguida esfregue bem. Se o tecido for branco você também pode passar sabão em pedra e deixar ao sol por algumas horas. Por último enxágue.

Tinta de caneta

Sinto muito: essa não tem jeito mesmo! O máximo que você pode conseguir é clarear a mancha, no caso de tecidos de algodão ou jeans. Passe álcool, sabão em pó e esfregue bem. Quanto antes lavar melhor o resultado.

Ps. no couro a mancha não sai. Desista!

Vinho

Assim como o café, as manchas de vinho são difíceis de sair. Se agir rápido, lavar e esfregar bem há esperança. Mas se não sair na lavagem comum, a peça deve ser lavada com alta temperatura em um estabelecimento especializado (lavanderia).

 

Fonte: Michelle Segantini (profissional do ramo de lavagem e limpeza)

– a imagem utilizada acima é de fonte externa e não autorizada. Se você é responsável por agenciar conteúdo fotográfico que possua o direito dessa imagem, e não quer que ela apareça aqui, favor entrar em contato e ela será prontamente removida.

Pin It on Pinterest

Share This