Escolha uma Página
Fim de ano passou e as festas também. As ceias de Natal e Réveillon são recheadas de pratos tradicionais e guloseimas irresistíveis! Família reunida, confraternização com os amigos e colegas de trabalho, happy hour… Tudo isso significa bebida e comida farta. E quanta fartura! Resultado: consumo em excesso. Como é difícil resisitir! Se você, assim como eu, exagerou e ultrapassou os limites, saiba que é hora de correr atrás do prejuízo e começar o ano com corpo e organismo renovados. O primeiro passo é desintoxicar!
Segundo a nutricionista Pérola Ribaldo, após as festas é preciso adaptar a alimentação para ajudar o corpo a queimar gorduras. “Existem alimentos que ajudam nesse processo. Em geral os vegetais são os principais aliados da desintoxicação. Também é importante evitar frituras, comidas industrializadas, doces, refrigerantes e alimentos ricos em sódio.”

A nutricionista ressalta que os sucos de frutas e vegetais são ótimas opções para quem quer desintoxicar o organismo. O ideal é consumi-los diariamente, no mínimo, durante uma semana! “Vale lembrar que para ter um resultado mais satisfatório é preciso incluir os sucos desintoxicantes na dieta do ano inteiro.”

Outro alerta diz respeito a água com gás. “Ela é rica em sódio. O gás retira o sabor de sal da água. Se a intenção é desintoxicar o organismo, evite o consumo”, enfatiza.

Sucos: refrescam e ajudam a desintoxicar
Eles são bem-vindos no café da manhã ou no lanche da tarde. Além disso, estamos na estação mais quente do ano – e verão sem suco é quase como praia sem sol!
A sugestão dos nutricionistas é consumir bebidas que hidratam, repõem energia e nutrem o organismo.
E já que o assunto deste post é desintoxicação, é fundamental hidratar-se. Beba bastante líquido!
Para ajudar você desintoxicar o organismo, a nutricionista Pérola Ribaldo ensina a preparar três receitas. “Esses sucos podem substituir o leite, no café da manhã, ou a refeição completa do lanche da tarde. São ricos em fibras, vitaminas e nutrientes.”
Suco para fortalecer imunidade
Ingredientes:
2 maçãs (com casca)
1 laranja
manjericão
1 limão
– Modo de fazer: em um liquidificador bata todos os ingredientes. Não use açúcar.
Suco digestivo
Ingredientes:
1 xícara de chá de abacaxi
1cenoura
suco de 1 limão
erva doce a vontade
– Modo de fazer: pique os ingredientes e bata no liquidificador ou centrífuga.
Suco energético
Ingredientes:
1 cenoura
1 maça (com casca)
suco de 1 limão
2 laranjas
gengibre a vontade
– Modo de fazer: em um liquidificador bata todos os ingredientes.

Para todas as receitas a sugestão é não coar, assim nenhum nutriente é perdido. É importante também consumir a bebida logo após o preparo.

Outras dicas:
Para hidratar: água de coco é uma ótima opção. Além de hidratar é rica em nutrientes. Mas atenção: não se deve substituir a água pela água de coco. Também não é recomendado ingerir mais de 500 ml/dia.
Para melhorar o aspecto da pele: prefira frutas e legumes de cor avermelhada (morango, beterraba) são excelentes antioxidantes. Elas contêm antocianinas e betacaroteno, substância que combate os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce). As frutas ricas em vitamina C, como a laranja e a manga, também auxiliam na conservação do colágeno, proteína responsável por unir e fortalecer os tecidos da pele.
Para manter o bronzeado: aposte em frutas e vegetais de cor alaranjada (mamão, cenoura, laranja). Elas são antioxidantes ricos em betacaroteno.
Para espantar o cansaço: a vitamina C é uma grande aliada. O kiwi e a laranja são, portanto, boas opções nesse caso. 
Para curar ressaca: as frutas ricas em água hidratam e nutrem o corpo ao mesmo tempo. Opções: abacaxi e melancia. A vitamina A também ajuda a restabelecer a saúde do fígado, assim sendo, o uso de cenoura com laranja é uma ótima opção, podendo ser ingerido no café da manhã do dia da festa ou no dia seguinte!
fonte: Pérola Ribaldo (nutricionista)
– a imagem utilizada acima é de fonte externa e não autorizada. Se você é responsável por agênciar conteúdo fotográfico que possua o direito dessa imagem, e não quer que ela apareça aqui, favor entrar em contato e ela será prontamente removida.

Pin It on Pinterest

Share This