Escolha uma Página
De acordo com a Organização Mundial da Saúde os casos de ansiedade e depressão estão aumentando em todo o mundo. Para piorar a situação, o Brasil foi apontado como o campeão – o país com a população mais estressada do mundo!
Quais serão as razões que levam para esse quadro? Como reverter isso?
Diversas plantas são comercializadas com a promessa de apaziguar a mente. A sabedoria popular indica há tempos algumas ervas como saída para o estresse. Será que funciona?
Segundo a nutricionista Carolina Di Guimarães vários fatores contribuem para o estresse da população brasileira. “Temos muitas contas para pagar, nossos impostos são altíssimos, além dos casos de violência e outros problemas sociais. Também temos que conciliar uma boa saúde e a estética. Somos o povo que mais se cobra por ter um corpo bonito.”
Como forma de combater o estresse e a ansiedade, Carolina sugere o consumo de alguns aliados naturais que ajudam acalmar:
Essas são as TOP 5 plantas que tranquilizam
(fonte: revista Saúde, ed Abril)
Melissa: Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente. Formas de consumo: chá é a mais popular!
Camomila: Esse tipo de camomila tem efeito calmante. Formas de consumo: é bastante difundida. Suas folhas e flores são empregadas em infusões
Valeriana: Suas propriedades são extraídas da raiz. Melhora o sono.
Formas de consumo: é usada na produção de fitoterápicos e em chás e infusões, apesar do gosto amargo.
Erva-de-são-joão: É a mais eficiente para combater a depressão. Só pode ser comprada com receita médica. Aliás deve-se tomar bastante cuidado com o consumo pois existem várias evidências de riscos como toxicidade e interação medicamentosa. Se for consumir, converse com seu médico antes!
Passiflora: Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão. Formas de consumo: Além de chás, seu princípio ativo entra na fórmula de alguns medicamentos.
Dicas de outros alimentos que ajudam tranquilizar:
Alface – as substancias lactucina e lactupicrina, encontradas principalmente nos talos das folhas, atuam como calmante.
Espinafre e brócolis – Contem potássio e acido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, garantindo o bom funcionamento do sistema nervoso, devido ao magnésio, ao fosfato e às vitaminas A e C e ao complexo B.
Peixes e frutos do mar – diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contem zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro.
Castanha-do-pará – melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. É rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia fornece a quantidade diária de selênio (350mg) recomendada.
Laranja – promove um melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater e estresse e prevenir a fadiga. Tem substâncias hidratantes e é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B.

Pin It on Pinterest

Share This