Escolha uma Página
Oi gente boa!
Convidei a nutricionista Carolina  A. Souza Di Guimarães para esclarecer dúvidas frequentes sobre algumas frutas bastante consumidas pelos brasileiros. Ela fez observações importantes. Vale a pena conferir.
Boa leitura!

ABACATE – Apesar da fama de vilão, o abacate é ótimo para a saúde do coração. Contém alfacaroteno – potente antioxidante que diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom). O abacate também é rico em vitamina E, ou seja, deixa a pele hidratada e os cabelos com brilho. É rico em potássio, é diurético e ajuda a ‘desinchar’. Procure incluir abacate na alimentação duas vezes por semana!

ABACAXI

O abacaxi contém uma enzima chamada bromelina que ajuda na quebra das proteínas da carne, facilitando a digestão. Além disso, há vários estudos que associam bromelina com ação antiinflamatória, ajudando no tratamento da sinusite. Vale lembrar que o abacaxi é rico em vitamina C.
  

BANANA – Rica em precursores de serotonina e dopamina, estimula a sensação de bem estar. Além disso, tem vitamina B6 que ajuda no humor. A banana é ÓTIMA para TPM! As fibras da banana também ajudam no bom funcionamento do intestino. A banana da terra possui amidos resistentes que estão associados ao menor risco de câncer de intestino. 

MAMÃO

O mamão contém a enzima papaína que atua da mesma forma que a bromelina do abacaxi. Portanto, facilita a digestão.

Melhores formas de consumir:
– Uma rodela grossa (2 ou 3cm) após o almoço, uma ou duas vezes na semana
– Um copo de suco de abacaxi (sem adoção de açúcar) após o almoço

UVA – A uva é rica em um flavonóide chamado resveratrol, que auxilia no combate à doenças coronarianas e auxilia na melhora dos níveis de colesterol. Além disso, melhora a circulação. Os compostos benéficos da uva também são absorvidos pelo organismo no vinho tinto ou no suco de uva natural. Portanto, consuma um cálice de vinho tinto ou um copo de suco de uva natural, por dia.

Dúvidas frequentes

 
É verdade ou mito que a banana ajuda prevenir câimbras?
É verdade. A banana é rica em potássio. Esse mineral participa da contração muscular e, por isso, ajuda a combater as câimbras. Mas atenção: não adianta estar com câimbra e comer a fruta. O segredo está na prevenção: coma banana de duas a três vezes na semana – aí sim você estará protegido!
Outra dica é que a banana ajuda a diminuir a pressão, tanto pelo potássio (contração do músculo cardíaco e efeito diurético), como na melhora do bem estar, deixando o paciente mais calminho e bem humorado! 
A carambola não indicada para pacientes com problemas renais?
Sim. Deve-se evitar a carambola, pois ela tem ácido oxálico, que sobrecarrega os rins. Mas as pessoas que não possuem problemas renais devem consumir a fruta, pois ela é rica em vitamina C, ajuda a combater febre e estimula o apetite. As sementes da carambola trituradas e coadas são ótimas para aliviar cólicas.
A graviola oferece benefícios para quem tem, teve ou está fazendo tratamento contra o câncer?
Oferece muitos benefícios! Graviola, açaí e uva contêm altos índices de antioxidantes que ajudam na imunidade. A graviola também é rica em ferro, fósforo e vitaminas. Outra fruta indicada para o tratamento (e prevenção) é o KIWI – eleito nos Estados Unidos como a fruta mais nutritiva! O kiwi possui clorofila e actinidina que ajudam a combater a proliferação de células cancerígenas no corpo! 
Fala-se muito do tomate, onde ele se encaixa? Fruta ou legume?
O tomate é uma fruta. Rico em licopeno e vitaminas, ajuda na prevenção de câncer de mama, cólo do útero em mulheres, além de câncer de próstata em homens. Pode-se consumir da maneira que desejar: em molhos, preparações ou cru na salada!
Quais frutas são mais ricas em potássio?
Laranja, limão, melão, melancia, abacate, fruta do conde, açaí e banana! 
É verdade que pessoas com gastrite devem evitar consumir frutas cítricas?
Sim. As frutas cítricas têm ph ácido e, portanto devem ser evitadas. Uma dica para aquelas pessoas que gostam desse tipo de fruta é ingerir pouca quantidade como sobremesa ou em forma de suco, desde que bem diluído em água. 
Quem possui cálculos renais (pedras nos rins) deve evitar alimentos como tomate e pimenta?
Quanto aos cálculos nos rins, é bom evitar o excesso de alimentos ácidos e estimulantes, como a pimenta e o tomate. Evite também carambola, leite e condimentos (molhos industrializados para salada, mostarda ou shoyu). Uma recomendação importante é ingerir bastante água. 
 
 
 

Pin It on Pinterest

Share This