Escolha uma Página

Para relembrar…



18 de junho: Dia Nacional da Imigração Japonesa
Hoje comemora-se o dia Nacional da Imigração Japonesa, data da chegada do Kasato-Maru, primeiro navio com imigrantes japoneses.

O Kasato-Maru chegou ao porto de Santos em 18 de junho de 1908 trazendo 165 famílias de japoneses

A grande parte destes imigrantes era formada por camponeses de regiões pobres do norte e sul do Japão, que vieram trabalhar nas fazendas de café.

No começo do século XX, o Brasil precisava de mão-de-obra estrangeira para as lavouras de café, enquanto o Japão passava por um período de grande crescimento populacional. Então foi selado um acordo imigratório entre os governos brasileiro e japonês.

Atualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão.

Falando em Japão…
Você conhece a teoria dos “5s”?
Os 5s é um método baseado na filosofia japonesa que se refere à inicial de cinco palavras: seiton, seiri, seiso, seiketsu e shitsuke. É um código de princípios morais que foram passados de geração para geração.
A filosofia dos 5s busca promover, através da consciência e responsabilidade, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho. (E você pode aproveitar para praticar essa filosofia na sua casa, no seu relacionamento…)
Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5s – os cinco “sensos”:
1.   Seiton: significa deixar tudo em ordem (“senso de organização”). É arrumar tudo, deixar as coisas em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.
2.   Seiri: se refere a evitar o que for desnecessário (“senso de utilização”) Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário. Assim conseguimos melhorar a arrumação e dar lugar ao novo.
3.   Seiso: significa manter limpo (“senso de limpeza”). Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.
4.   Seiketsu: zelar pela saúde e higiene (“senso de saúde e higiene”).Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.
5.   Shitsuke: disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Refere-se também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.
A filosofia dos “5s” é uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz! 
Pratique!

Pin It on Pinterest

Share This