Escolha uma Página

Graxa, café, chiclete, gordura, tinta de caneta. Manchas! 
Esfrega aqui, esfrega ali. Mesmo assim está difícil de sair?
No stress! A boa notícia é que a maioria das manchas pode ser removida.

Alguns truques podem salvar aquela peça de roupa que você adora ou que acabou de ganhar!

Confira algumas dicas e receitas caseiras:
Café: Se agir rápido, pode aplicar gelo e um pano umedecido com detergente. Se não sair, a peça deve ser lavada com alta temperatura em um estabelecimento especializado (lavanderia).
Chiclete: Esfregar uma pedra de gelo no local da mancha; é preciso paciência, pois é difícil remover. Outra alternativa é colocar a roupa em um saco plástico e deixá-la no congelador por duas ou três horas (a goma vai endurecer: aí é só raspar o tecido!)

Chocolate: Use álcool ou alvejante sem cloro no local da mancha. Deixe agir por alguns minutos. Esfregue. Depois faça a lavagem usando água quente. Se necessário, repita a ação.
Bolor e mancha de mofo: Esta é quase impossível de sair. Você pode, no máximo, melhorar a aparência da roupa. Use alvejante e água quente. Se a peça for branca, outra dica é fervê-la em uma solução de água e bicarbonato de sódio (2 colheres para cada 1 litro de água). Se o tecido for colorido, basta mergulhar a parte afetada em leite fervendo. Em seguida, lavar o local com água morna e vinagre branco.

Graxa: Molhe o tecido com água e esfregue utilizando um sabonete branco. Deixe agir por 15 minutos. Roupas brancas podem ser colocadas ao sol. Já as coloridas, longe dele – só na sombra e água fresca! Se necessário, repita o processo.
Gordura e óleo: Retire o excesso com pano umedecido em álcool, sem esfregar. Se a mancha ainda estiver fresca, passe sabonete branco sobre ela e retire com água fria.
Você também pode colocar talco. Deixe-o agir por alguns minutos. Detergente de coco (neutro) é outra opção. Basta aplicá-lo e esfregar o tecido.
Lama/barro: Quanto antes lavar, melhor. Não esperar o dia seguinte. Antes da lavagem comum, com sabão em pó, coloque um pouco de álcool e água sobre a mancha. Deixe agir por alguns minutos!
Molho de tomate: Assim como no chocolate, use álcool ou alvejante sem cloro na área afetada. Deixe agir por alguns minutos. Esfregue. Depois faça a lavagem usando água quente. Se necessário, repita a ação.
Sangue: Aplique água oxigenada (volume 10) e deixe agir por alguns minutos. Depois é só lavar normalmente com sabão em pó e alvejante sem cloro.
Suor: Para clarear manchas amareladas é recomendado deixar a peça de molho, por duas horas, em uma mistura contendo: duas tampinhas de álcool, sabão em pó e água!. Em seguida esfregue bem. Se o tecido for branco você também pode passar sabão em pedra e deixar ao sol por algumas horas. Por último enxágue.

Tinta de caneta: Essa não tem jeito mesmo! O máximo que você pode conseguir é clarear a mancha, no caso de tecidos de algodão ou jeans. Passe álcool, sabão em pó e esfregue bem. Quanto antes lavar melhor o resultado. No couro a mancha não sai. Desista!
Vinho: Assim como o café, as manchas de vinho são difíceis de sair. Se agir rápido, lavar e esfregar bem há esperança. Mas se não sair na lavagem comum, a peça deve ser lavada com alta temperatura em um estabelecimento especializado (lavanderia).

Já fiz alguns testes… Deu certo!
Ah, se precisar de mais truques, vale dar uma olhadinha nesse site:
Até amanhã!
;D

Pin It on Pinterest

Share This