Escolha uma Página
Para esclarecer as dúvidas mais comuns, ouvi o oftalmologista Cassius Paparelli.

 

Quais os sinais que indicam alguma alteração ocular nos olhos do recém-nascido?
Os olhos de um recém-nascido devem ter aspecto calmo (claro); sem vermelhidão ou presença de secreções; brilho característico (lágrima); e se mover para a mesma direção (paralelos). Na presença de qualquer dúvida, um oftalmologista deve ser consultado.
Quais as doenças mais comuns no recém-nascido?
Em relação à freqüência, os fatos mais comuns estão relacionados à vermelhidão ocular, secreção e lacrimejamento. As causas são alteração transitória no canal lacrimal (dacriocistite congênita) e o uso de colírio de nitrato de prata no berçário (obrigatório como prevenção a doença gonocócica). Bem menos freqüente, mas de grande impacto, há cataratas congênitas, onde existe o bloqueio a visão. Hoje em dia com o teste do olhinho, feito ainda na maternidade, o diagnostico de catarata e de retinoblastoma (câncer do nervo óptico) podem ser feitos em tempo hábil para tratamento adequado.
Como limpar os olhos do bebê?
Devem ser limpos na sua parte externa, durante o banho, com água corrente tratada. Em casos de acumulo de secreção recomenda-se a utilização de soro fisiológico em embalagens pequenas (para que possa ser descartada, evitando-se a contaminação do frasco).
Como saber se a criança precisa de óculos? Toda criança deve, da mesma forma que faz preventivamente com o pediatra, ter avaliações oculares anuais. O primeiro exame é o teste do olhinho, feito na maternidade. O próximo exame deve ser feito após um ano, no máximo, isto se não houver dúvidas ou suspeitas de doenças.
A criança que usa óculos pode correr, jogar futebol?
Toda criança que precisa de óculos deve procurar armações e lentes seguras e compatíveis com o dia a dia de sua idade. Desta forma ela não correra risco com o uso.

É verdade que quando alguém usa óculos por muito tempo cria-se dependência e lentes cada vez mais fortes serão necessárias?

Esta é uma das perguntas mais comuns em meu consultório. O que realmente ocorre é que quando usamos óculos corretos enxergamos melhor e sem esforço desnecessário, o que traz conforto. Quando não usamos óculos por um período maior, nos acostumamos a enxergar pior e com maior esforço – isso é o que causa a falsa impressão de maior dependência aos óculos.
O que fazer caso entre um cisco no olho?
Existe um mecanismo natural de fluxo da lágrima que tende a expulsá-lo. Pode-se então deixar os olhos fechados por alguns segundos. O movimento de abre e fecha das pálpebras tende a movê-lo. Outra dica é usar gotas de soro fisiológico ou de algum colírio que seja lubrificante. Se depois de 10 minutos o cisco não sair espontaneamente um oftalmologista deve ser procurado, pois em algumas situações o cisco pode ficar fixo em alguma posição dificultando a saída natural. Nunca manipule os olhos na tentativa e retirá-lo.
Coçar os olhos faz mal?
Coçar os olhos além de poder levar a quadros infecciosos, está fortemente relacionado com uma patologia chamada ceratocone. Se a pessoa tiver predisposição da doença, o ato de coçar os olhos pode deformar a córnea. Em estágios avançados, pode até haver necessidade de transplante de córnea. Portanto coçar os olhos faz mal!
O que fazer quando estiver com conjuntivite?
Procure um oftalmologista o mais breve possível. Nunca se automedicar. Em casa, apenas realize a higiene da secreção ocular externa com soro fisiológico. É importante reservar objetos de uso pessoal para diminuir o risco de contaminação.
Todos os colírios são iguais?
Não. Todo medicamento pode existir na forma de colírio. Existe diferentes substâncias, como antibióticos ou anti-inflamatórios, na forma de colírio. Infelizmente os frascos são semelhantes, o que traz esta confusão.
É verdade que cenoura fortalece a visão?
Uma dieta balanceada é muito importante para a visão. A cenoura possui carotenóides, importante para a visão. No entanto, carotenóides também podem ser encontrados em folhas verdes, frutas e outros legumes. Por isso, uma dieta adequada pode favorecer o corpo todo, inclusive a visão. 
É verdade que televisão, computador e videogame prejudicam a visão? O que causa a sensação de cansaço é a atividade prolongada na mesma distância (pequena e média). Quando o músculo que faz o foco fica extenuado, com o esforço contínuo, a pessoa pode apresentar dor de cabeça, sensação de “peso” nos olhos, ardor e vermelhidão. Para evitar esses sintomas, basta fazer pequenas pausas para “descansar” a visão!
Ler com pouca luz compromete a visão?
A capacidade visual está diretamente relacionada com a luz, portanto uma iluminação adequada deve existir. 
Costumo ter dores de cabeça freqüentes. Isto pode ser ocasionado por algum problema nos olhos?
A presença de dores de cabeça pode estar relacionada com erros de refração (grau). Por isso, vale a pena uma visita ao oftalmologista!
O que devo fazer em caso de irritação após piscina, praia ou exposição ao vento e sol?
Agentes agressores causam ressecamento da superfície ocular. Um colírio lubrificante deve ser prescrito por um profissional. Nuca se automedicar!
Como prevenir doenças dos olhos?

É importante ficar atento, desde o nascimento, a sinais que possam indicar problemas como, por exemplo, irritação e vermelhidão. No entanto, muitas doenças podem ocorrer de forma silenciosa e traiçoeira, sem sintomas, levando a lesões irreversíveis se não diagnosticadas e tratadas a tempo. Por isso, é imprescindível procurar um oftalmologista, ao menos, uma vez por ano.

– as imagens utilizadas acima são de fontes externas e não autorizadas. Se você é responsável por agênciar conteúdo fotográfico que possua o direito de uma dessas imagens, e não quer que ela apareça aqui, favor entrar em contato e ela será prontamente removida.

Pin It on Pinterest

Share This