Escolha uma Página

A LARANJA possui propriedades:

 · anti-inflamatórias

· antitumoral
· inibe formação de coágulos no sangue
· estimula as funções intestinais (é no bagaço da laranja que se encontra a maior quantidade de fibras!)

No intestino grosso, a pectina é fermentada e produz uma substância que previne contra câncer do intestino grosso.

Estudos realizados na universidade de Harvard também mostraram que o consumo de um copo diário de suco de laranjafavorece a redução do mau colesterol e aumento do bom. Agora que já conhecemos as propriedades da laranja, que tal aprendermos algumas receitas!

A intenção é aproveitar tudo que a laranja oferece de bom – portanto vale utilizar a casca e o bagaço! Veja algumas sugestões da culinarista Fabiana Silvestre Aruto.

Delícias de laranja
 
 
Massa:

3  1/2 xícaras ( chá) farinha de trigo
150 gramas de margarina sem sal
1 xícara (chá) açúcar
1 ovo
3 colheres (sopa) creme de leite
1 pitada de sal
1 xícara suco laranja coado
Raspas de 1 laranja
1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes seguindo a ordem da receita. Misture bem até que a massa desgrude das mãos. Faça bolinhas e leve ao forno médio até ficarem douradas.

Para a calda:
8 colheres (sopa) açúcar

2 xícaras suco de laranja
Coco ralado ou açúcar refinado para passar.

Modo de preparo: Coloque o açúcar e o suco de laranja na panela e leve ao fogo para reduzir e ficar uma calda encorpada.

Depois de assadas as delícias passe na calda já fria e em seguida no coco ralado ou no açúcar refinado. Se preferir pode fazer uma cobertura de chocolate!

Pudim de laranja e coco

Ingredientes:

3 ovos
1 xícara suco de laranja
1 colher (sopa) amido de milho
5 colheres (sopa) açúcar
Raspas de 1 laranja
1 colher (sopa) margarina derretida
1 pacote de coco ralado (50gr)

Modo de preparo: Bata no liquidificador os ovos, o suco de laranja, o amido de milho, o açúcar e a margarina derretida. Bata tudo por 5 minutos. (reserve)
Para caramelizar a forma: 8 colheres (sopa) açúcar. Coloque o açúcar na forma de pudim e leve ao fogo mexendo até que derreta o açúcar e fique com cor de caramelo. Retire a forma do fogo e despeje a mistura do pudim reservada. Deixe descansar por 20 minutos. Leve ao forno médio em ‘banho Maria’ por aproximadamente uma hora. Desenforme gelado.

Doce de casca de laranja

 

Ingredientes:
Cascas de 12 laranjas cortadas em tiras finas
1 litro de água
1 xícara (chá) açúcar

Modo de preparo: Lave muito bem as cascas e corte em tirinhas finas. Retire a parte branca das cascas. Coloque as cascas, o açúcar e a água em uma panela. Leve ao fogo para cozinhar por uma hora e meia. Após esse tempo retire do fogo e lave bem em água corrente. (reserve)

Ingredientes para a calda:

2 xícaras (chá) água
3 xícaras (chá) açúcar
3 cravos da índia

Modo de preparo: Em uma panela coloque a água, o açúcar os cravos leve ao fogo até levantar fervura. Quando começar a engrossar  coloque as cascas reservadas e deixe em fogo baixo por mais 30 minutos. Ótima opção para acompanhar: bolos, sorvetes e tortas. Se preferir pode coar a calda,  passar no açúcar e deixar secar. Fica uma delícia!

Pin It on Pinterest

Share This