Escolha uma Página

O consumo de gorduras deve ser evitado, certo? Não totalmente!

Alguns tipos de gorduras, como os ácidos graxos, são saudáveis e contribuem para o bom funcionamento do organismo. Essas gorduras não são produzidas pelo corpo, portanto, devem ser fornecidas através da alimentação.

Segundo o nutrólogo e doutor em Ciência dos Alimentos Edson Credidio, oconsumo de alimentos ricos em ômega3reduzem os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, regula a coagulação, menstruação e outros processos no organismo.
 
O ômega3é eficaz contra a oxidação do colesterol ruim (LDL), por isso previne doenças cardiovasculares, como os ataques cardíacos, além de auxiliar no tratamento da hipertensão.
 
O ômega3faz parte da estrutura do cérebro, por isso o consumo regular ajuda no monitoramento da memória. A falta dessa substância causa mudanças de humor, perda de memória e dificuldade de aprendizado. Ele é utilizado para aumentar a concentração, melhorar habilidades motoras, motivação, prevenir doenças degenerativas e até para reduzir o stress.
 
Onde encontrar?
 
Oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim, avelã, amêndoas, macadâmia, etc.), peixes e frutos do mar. 
 
Abaixo uma tabela com as melhores fontes:
Quantidade
 ômega3
Boa
Ótima
Excelente
Bacalhau
Atum
Anchovas
Linguado
Ostra
Carpa
Hadoque
Tubarão
Arenque
Lula
Cavala
Camarão
Salmão
Sardinha
Esturjão
De acordo com a nutricionista Pérola Ribaldo, o consumo de peixe deve ser feito, no mínimo, três vezes por semana. “O ideal é consumir um grama de ômega 3 por dia”, ressalta.
 
A suplementação, neste caso, é uma boa alternativa!
 
Consumindo cápsulas de óleo do peixe temos a garantia que oferecemos ao corpo a quantidade necessária de ômega 3.
 
 

Atenção: Pelos menos 360 mil brasileiros desconhecem que sofrem de uma doença genética responsável por elevar os níveis de colesterol no sangue, aumentando em até 30 vezes o risco de terem problemas cardíacos, mesmo na juventude! O alerta é do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas de São Paulo.
 
Taxa alta de colesterol no sangue provoca o entupimento das artérias, e o excesso tende a acumular-se nas paredes, formando placas de gordura, os ateromas. Pouco a pouco eles podem “entupir” as artérias. Este processo é chamado de ATEROSCLEROSE, grande responsável pelo infarto e derrame cerebral.
 
 
Curiosidade
 
Um estudo recente sugere que o baixo índice de aterosclerose e doença cardíaca na população japonesa pode ser relacionado à ingestão de altos níveis de ácidos graxos ômega 3, conforme dados publicados no Journal of the American College of Cardiology. De acordo com a pesquisa a taxa de mortalidade da doença coronariana no Japão sempre foi permanentemente baixa, provavelmente, devido ao consumo vitalício de peixe (maior fonte de ômega 3!).
 
Saúde da MULHER
 
Consumo de ômega 3 – Outros benefícios:
 
As cápsulas de óleo de peixe se mostram eficientes na amenização dos sintomas da TPM – Tensão Pré menstrual. Estudos internacionais mostraram que o uso de ômega 3 é capaz de reduzir pela metade os sintomas da TPM, especialmente as cólicas e irritabilidade.
 
Um estudo feito por pesquisadores da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e publicado no “Reproductive Health”, aponta que cápsulas de ácidos graxos essenciais podem diminuir cefaléia, dores no seio, inchaço e irritabilidade.
 
Durante a fase gestacional, o ômega 3 também se mostra um forte aliado. Estudos mostram prevenção de alergia nos bebês cujas mães usaram suplemento de ômega 3 na gestação. Em relação à saúde da mãe o uso desse suplemento foi capaz de reduzir a desmineralização óssea, melhorar marcadores sanguíneos como colesterol e triglicérides, além de reduzir significativamente a depressão pós parto.
 
Não esqueça: Tomar bastante água ao longo do dia (3 litros) e fazer exercícios físicos potencializam os benefícios do ômega3 ;D
 
 
Quem quiser mais informações clique AQUI
 
Qualquer dúvida, procure o seu médico, ok!
Até amanhã ;D
 

– as imagens utilizadas acima são de fontes externas. Se você é fotógrafo ou responsável por agênciar conteúdo fotográfico, que possua os direitos de alguma dessas imagens, e não quer que ela apareça aqui, favor entrar em contato e ela será prontamente removida.

Pin It on Pinterest

Share This