Escolha uma Página
Alguns tipos de gorduras, como os ácidos graxos, são saudáveis e contribuem para o bom funcionamento do organismo. Essas gorduras não são produzidas pelo corpo, portanto, devem ser fornecidas através da alimentação.
Confira as dicas do nutrólogo e doutor em Ciência dos Alimentos Edson Credidio:
Ômega 3
O consumo de alimentos ricos em ômega 3 reduzem os níveis de colesterol e triglicerídios no sangue, regula a coagulação, menstruação e outros processos no organismo. O ômega 3 é eficaz contra a oxidação do colesterol ruim (LDL), por isso previne doenças cardiovasculares, como o ataques cardíacos e auxilia no tratamento da hipertensão.
O ômega 3 faz parte da estrutura do cérebro, por isso o consumo regular ajuda no monitoramento da memória. A falta dessa substância causa mudanças de humor, perda de memória e dificuldade de aprendizado. Ele é utilizado para aumentar a concentração, melhorar habilidades motoras, motivação, prevenir doenças degenerativas e até para reduzir o stress.
Onde encontrar?
Oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim, avelã, amêndoas, macadâmia, etc.) e frutos do mar são excelentes fontes de ômega-3.
Abaixo uma tabela com as melhores fontes, entre os frutos do mar:
Quantidade
 ômega3
Boa
Ótima
Excelente
Bacalhau
Atum
Anchovas
Linguado
Ostra
Carpa
Hadoque
Tubarão
Arenque
Lula
Cavala
Camarão
Salmão
Sardinha
Esturjão

Ômega 6

Assim como o ômega 3, o ômega 6 também é um ácido graxo encontrado em peixes, óleos vegetais e alguns cereais.  
O consumo regular regulariza a queda da imunidade, auxilia na cicatrização de feridas da pele, atenua a queda de cabelos, reduz as infecções e auxilia na redução do risco de alguns tipos de câncer. Combate o colesterol, reduzindo o risco de ataque cardíaco; diminui o excesso de glicose e ajuda quem tem hipertensão.
Onde encontrar?
Presente em sementes (linhaça e gergelim) e oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim, avelã, amêndoas, macadâmia).
Ômega 9
Esse ácido também ajuda na redução do colesterol, previne aterosclerose, melhora as funções imunológicas e ajuda a proteger contra certos tipos de câncer.
Onde encontrar?
A maior fonte de ômega 9 é o azeite de oliva extra virgem. Azeitonas, abacates, amêndoas e óleo de gergelim também são fontes de ômega 9.

Pin It on Pinterest

Share This