Escolha uma Página

Hoje em dia, escrever sobre o leite não é uma tarefa fácil. Há quem ame, há quem odeie. O fato é que sobre o leite (e a saúde) há muitos mitos e opiniões.
Enfim, há pouco mais de um ano minha médica (Katia Haranaka) me orientou suspender o consumo do leite. Apesar de ser considerado por muitos um alimento base da alimentação, segundo ela, o leite é um dos principais causadores de alergias alimentares e problemas de digestão.
Não só a lactose, mas também a proteína do leite pode contra indicar seu consumo. “A proteína do leite é de difícil digestão. Esta proteína não digerida faz com que o nosso sistema imunológico responda e crie anticorpos contra essa proteína acarretando em alergias que podem se manifestar na forma de rinite, sinusite e outras inflamações”, explica.
As proteínas do leite de vaca provocam uma inflamação na mucosa intestinal causando alteração na permeabilidade da mesma, facilitando a passagem de macromoléculas e metais tóxicos, além de favorecer a má absorção de nutrientes. Como a mucosa intestinal é produtora de substancias como serotonina, hormônios, enzimas digestivas, sua alteração prejudicará as funções executadas por essas substâncias.  “A caseína é uma proteína inflamatória que machuca a mucosa do intestino e causa diversas reações negativas no organismo”, afirma.
Seguindo suas orientações, diminui o consumo de leite e derivados (queijos e iogurtes).
Admito que o começo foi bem difícil – sempre comi muito queijo e ingeri muito leite e iogurtes. Mas, aos poucos, fui me acostumando e hoje vivo muito bem sem. O que eu percebi de melhora?! Muita coisa, mas resumindo: melhora na pele, cabelos/unhas mais fortes e o melhor de todos…. tchã tchã tchã: a celulite diminuiu. =D
Ela me sugeriu substituir o leite por bebidas vegetais de digestão mais fácil, como o leite de arroz, leite de quinua e incluir no cardápio alimentos fontes de cálcio melhor absorvidos pelo organismo, como o gergelim e as folhas verdes escuras, como couve.
Se você não abre mão do leite e acha tudo isso que escrevi uma besteira, apenas respeite quem tem uma opinião diferente da sua! =D
Mas se você quiser experimentar um novo tipo de leite na alimentação, eu recomendo:
Isola bio (marca Italiana) tem uma linha completa: arroz, aveia, espelta, milheto…! É legal pq é orgânico! Adoro, não fico sem =D
Outra opção (mais barata!) são os leites de soja. Eu gosto especialmente de dois: chocolate com coco e shake de morango, da Ades:

#ficaadica
Se quiser saber mais sobre meus hábitos alimentares (rs),
você pode conferir lá no instagram: @tatianecamargotv 
Te espero lá =D

Pin It on Pinterest

Share This