Escolha uma Página
Nesta época do ano, pleno verão 2011, chove com frequência. Depois de um dia abafado, geralmente, cai aquela pancada! Mas a chuva não está sozinha, junto vêm os raios, trovões e relâmpagos. E quando o assunto é raio, vale ficar atento e tomar alguns cuidados. 

Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo. São cerca de 50 milhões de raios por ano.

Estados com maiores médias de incidência de raios por ano
Estado
Raios por ano
Amazonas
11 milhões
Pará
7.380.000
Mato Grosso
6.810.000
Rio Grande do Sul
5.180.000
Mato Grosso do Sul
4.240.000
Fonte: Elat/Inpe

Segundo estudo do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nos últimos dez anos, 1.321 brasileiros morreram vítimas de raios (20% dentro de casa).

Estados com mais mortes causadas por raios (2000 a 2009)
Estado
Nº de mortes
São Paulo
230
Rio Grande do Sul
106
Minas Gerais
99
Mato Grosso do Sul
89
Goiás
80
BRASIL
1.321
Fonte: Elat/Inpe

Diante deste cenário, como se proteger? Quais os cuidados que devem ser tomados dentro e fora de casa?

Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto, ouvi o professor Hilton Silveira Pinto, diretor associado do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura).

Uma vez atingido por um raio, qual a chance de sobreviver?
A chance é mínima, quase zero. A maioria das mortes de pessoas atingidas por raio é causada por parada cardíaca e respiratória.

Como se proteger dentro de casa?

Não lave louça, não use chuveiro e não tome banho durante as tempestades.
Aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos devem estar desligados. Desconecte tudo das tomadas. Se estiver ligado na tomada, mesmo o aparelho desligado, está sujeito a queima.
Outro alerta importanate diz respeito a televisão: antena de TV dos canais abertos é a maior causa de queima de aparelhos. Por isso, desconecte o aparelho da tomada e do fio da antena. Ainda como prevenção, é indicado evitar o uso de telefone (celular ou fixo, com ou sem fio) pois há acumulo de carga elétrica no aparelho.
Talheres e pequenos objetos de metal, aço ou alumínio podem ser usados dentro de casa. Fora, jamais. Tudo que tem ponta atrai raio, então nada de ficar no quintal com esses objetos, bem como usar vassoura de metal. Evite!
Os piores raios caem antes do início do temporal. Então, se perceber que a tempestade se aproxima, desista de sair de casa. Espere o temporal passar.  

Como se proteger fora de casa?

Na rua, o ideal é se abrigar dentro do carro. Nunca embaixo de uma árvore.

Afaste-se de tratores, máquinas agrícolas, bicicletas e motocicletas. Em áreas descampadas e pistas, motociclistas se tornam alvos.
Na praia ou piscina saia da água – ela é condutora de eletricidade.
Não ande em topos de morros e campo aberto, incluindo campos de futebol, quadras e parques. Caso contrário, será um alvo fácil.



Saiba mais
Raios, relâmpagos e trovões 
O que são raios?
Raios são as descargas elétricas de grande intensidade que acontecem na atmosfera e atingem o solo.
Qual a diferença entre relâmpagos e raios?

Relâmpagos são as descargas elétricas geradas por nuvens de tempestades. Já os raios são aquelas descargas que, saindo da nuvem, atingem o solo.

O que é o trovão?
Trovão é o som produzido pelo rápido aquecimento e expansão do ar na região da corrente elétrica do raio.
O trovão oferece algum perigo?

Embora o som ensurdecedor de um trovão assuste a maioria das pessoas, em geral ele é inofensivo.

Fonte: Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Ps. Ao contrário do que minha avó sempre dizia, cobrir espelhos quando começa a trovejar de nada adianta. Espelhos não oferecem risco durante uma tempestade. A afirmação de que espelho atrai raio é MITO!

– a imagem utilizada acima é de fonte externa e não autorizada. Se você é responsável por agênciar conteúdo fotográfico que possua o direito dessa imagem, e não quer que ela apareça aqui, favor entrar em contato e ela será prontamente removida.

Pin It on Pinterest

Share This