Escolha uma Página
Oi saudáveis! (parte 2) rs ;D
No post anterior compatilhei com vocês uma dica muito legal da nutricinista Carolina Guimarães. Vocês viram? Gostaram?!
Pois bem, quando trata-se de gelatina, muitas pessoas associam esse alimento com o colágeno. Mas afinal o que é esse tal de colágeno? Será que a gelatina é o alimento mais rico em colágeno? Consumindo gelatina todos os dias conseguimos oferecer a quantidade necessária de colágeno para o organismo?
A nutricionista Carol respode essas e outras perguntas!
Confira:

O colágeno é uma proteína, de absorção rápida, que já existe no nosso organismo, é responsável pela formação das fibras que ligam e sustentam os tecidos.

O colágeno é como um bloco de construção do corpo. Ele nos mantém com aparência jovial e saudável, e por isso cada vez mais as pessoas tem procurado tomar colágeno (quer seja em pó, em cápsulas ou alimentos com colágeno).

 

COMO O COLÁGENO ESTÁ NO ORGANISMO?

 

Esta proteína representa cerca de 30% de toda esta estrutura no organismo humano. Aproximadamente a partir dos 25 anos (a idade pode variar de acordo com aspectos genéticos e ambientais!), perdemos cerca de 1% de colágeno ao ano.

 

Aproximadamente aos 50 anos, o organismo passa a produzir apenas cerca de 33% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Esta é apontada como uma das principais causas dos sinais do envelhecimento, uma vez que com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa, ente outros problemas.

 

Por isso precisamos ter um bom nível de saúde e uma dieta equilibrada para garantir a produção de colágeno pelo próprio organismo. Além disso, quanto melhor for a alimentação, mais fácil será a absorção deste colágeno suplementado. Alguns fatores que interferem neste processo de reposição: presença de vitamina C, vitamina D, água (boa hidratação), e alguns fatores externos como prática de atividade física e exposição ao sol. Garantindo a boa alimentação, podemos começar a pensar na suplementação do colágeno. A dose recomendada desta proteína é de cerca de 10g ao dia.

 

O melhor colágeno é o hidrolisado ou HC (HIDROLISADO DE COLÁGENO) devido à sua alta absorção gastrointestinal.
Dúvidas frequentes

 

1) Vou tomar colágeno, a flacidez vai embora?

 

Não, ele não vai acabar com a flacidez pré-existente. Ele ajuda diminuí-la (com o tempo você nota bastante diferença na pele, mas não o fim do problema) e prevenir o agravamento da flacidez!

 

2) Tenho muitas estrias, se tomar o colágeno elas vão desaparecer?

 

Não! O colágeno ajuda sim a prevenir o aparecimento de estrias, mas não as elimina. A melhor coisa a fazer é consultar um médico dermatologista para fazer um tratamento específico para estrias.

 

3) O colágeno faz o cabelo crescer mais rápido? E as unhas?

 

Sim, por ser uma proteína ajuda no fortalecimento do cabelo e unhas, podendo ajudar os fios a crescerem mais rápido e com força. Mas o uso do colágeno sozinho não faz milagre, para isso você precisa ter uma alimentação saudável (rica em frutas, verduras e legumes), castanhas, azeite extra virgem, não fumar, não beber e praticar atividade física.

 

4) Ingerir bebida alcoólica e colágeno pode?

 

Você (até) pode tomar colágeno e consumir bebida alcoólica, MAS a bebida desidrata o organismo e os efeitos do colágeno podem ser imperceptíveis se abusar do álcool. Consuma com moderação.

 

5) Colágeno é a mesma coisa que gelatina?

 

Não. A gelatina possui colágeno mas em quantidades bem inferiores do que o recomendado.

 

7) Tomar em cápsulas ou em pó?

 

A dose de colágeno necessária para ter efeito deve ser de no mínimo 10g ao dia. Normalmente as cápsulas não suprem essa necessidade (não cabe 10g em 1 cápsula, ou você deverá tomar várias ao mesmo tempo). O colágeno hidrolisado em pó pode ser a melhor opção. Se você compra um colágeno industrializado, siga a forma de utilizar escrita na embalagem! Não tome cápsulas ou suplementos por conta própria, pergunte ao seu médico ou nutricionista primeiro.

 

8) Qual a melhor forma de tomar o colágeno hidrolisado em pó?

 

A melhor maneira é bater 1 colher de sopa de colágeno hidrolisado puro, com suco de frutas cítricas!

Quer mais dicas? Acesse: httpssssss://saboridades.net/

 

Pin It on Pinterest

Share This