Cores, texturas, cheiros e sabores diferentes.
Cultivado em várias regiões tropicais do mundo, o abacaxi faz muito bem à saúde. É possível aproveitar quase todas as partes da fruta – não apenas a polpa, mas também a casca. Muito consumido no verão, especialmente na época do Natal, o abacaxi regula o colesterol e acelera a cicatrização. Rica em fibras, vitamina C, betacaroteno e minerais, a fruta reduz a retenção de líquido, alivia a dor de estômago, combate as pedras nos rins e deve fazer parte da dieta das pessoas que estão dispostas a perder alguns quilos neste final de ano. E que tal aproveitar as cascas do abacaxi? Elas podem ter vários destinos na cozinha: dá para preparar um doce bem saboroso com as sobras, e também é possível fazer um chá, eficiente no combate às doenças respiratórias.
É uma fruta multifuncional para a saúde. Regula o intestino, aumenta a imunidade, melhora o humor e combate o envelhecimento precoce. Tudo isso se deve às fibras e às altas doses de minerais e vitaminas presentes na ameixa, que está mais do que liberada para quem quer emagrecer. A maior parte das ameixas que consumimos é cultivada na Bahia, em Minas Gerais e no Distrito Federal, e o período de colheita dura de dezembro a fevereiro.
Pouca gente sabe, mas esta fruta originária da Ásia pode ser considerada como um anti-inflamatório natural, que alivia as dores no corpo e previne infecções. Além disso, a cereja tem propriedades capazes de evitar o câncer, e, assim como o pêssego, também é indicada a reabilitação de final de ano – já que, além de ser muito diurética, também ajuda a hidratar o corpo. Rica em vitaminas, a fruta atua contra a pressão alta e evita os gases intestinais. Apesar de ser doce, os diabéticos também podem consumir a cereja fresca sem moderação. Ela também está liberada para as pessoas que querem emagrecer, porque libera sensações de saciedade.
O figo é altamente energético por ser rico em açúcar, contém sais minerais, cálcio, fósforo, potássio e vitamina C. Ele tem também Vitaminas: A, C, B1, B2. Ajuda nas inflamações do sistema respiratório, é um laxante suave, por ter fibras solúveis, tem substancias que previnem o câncer, sendo que o figo fresco é considerado um ótimo expectorante.O figo seco não perde as suas propriedades, apenas tem uma quantidade menor de água. A única contra-indicação ao comer esse fruto é a quantidade de açúcar que ele tem, principalmente se você estiver fazendo regime alimentar para perder peso, neste caso, tome cuidado!
Além de serem boas fontes de vitaminas, elas contêm resveratrol, uma propriedade que elimina os coágulos que entopem as artérias. Ricas em flavonoides, que inibem o envelhecimento das células e previnem o câncer. Quanto mais escuras as uvas, maior a quantidade destas substâncias na fruta. Para aproveitar os benefícios que as uvas nos oferecem, é preciso ingerir toda a fruta inclusive o caroço que contem grande teor de resveratrol. As cascas das uvas de coloração escura e avermelhada aumentam a produção do colesterol HDL (que faz bem para a saúde), enquanto as uvas verdes possuem antioxidantes que aceleram o metabolismo e aumentam a imunidade do corpo.
As fotos foram retiradas da internet. Se você é fotógrafo ou responsável por agenciar conteúdo fotográfico, que possua os direitos dessas imagens, e não quer que elas apareçam aqui, favor entrar em contato e será prontamente removida.