Escolha uma Página
Você certamente já deve ter ouvido falar na goji berry, certo? É a sensação do momento nas dietas! Essa frutinha tem origem no sul da Europa e da Ásia (principalmente China, Mongólia e nas montanhas do Himalaia). Consumida pelos orientais há milhares de anos, a goji berry vem conquistando cada vez mais espaço no cardápio dos brasileiros.
Um dos lados ainda pouco explorados é a influência positiva que a goji berry pode ter para quem pratica esportes. Apesar de não promover nenhum milagre para perda de peso, essa frutinha é, sim, poderosa aliada de uma boa alimentação e de uma vida com mais bom humor! = )
O nutrólogo e doutor em Ciência dos Alimentos, Edson Credidio, explica o poder dessa frutinha!
Por que ela é considerada um superalimento?
Superalimento é o nome que se dá aos alimentos que têm uma incrível variedade de benefícios à saúde, que vão muito além do seu valor nutritivo.
Por que a goji berry faz tanto sucesso?
A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas (1 xícara de chá) contem 50% mais vitamina C que a laranja. Possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.
A goji berry tem mais betacaroteno que a cenoura (dentro do organismo o betacaroteno se converte em Vitamina A). Nosso organismo não produz vitamina A, por isso temos que obtê-la através da alimentação. Precisamos de vitamina A para uma pele e mucosas saudáveis (mucosas: nariz, garganta e pulmões), para o nosso sistema imunológico, e para boa saúde dos olhos e visão, pois ajuda na proteção da córnea. A vitamina A é essencial para o crescimento e também para o desenvolvimento de crianças.
Uma pesquisa publicada em maio de 2008, no Journal of Alternative and Complementary Medicine, comprovou que o consumo regular resulta no:
·         aumento no nível de energia
·         desempenho atlético
·         qualidade do sono
·         facilidade de despertar
·         capacidade de se concentrar em atividades
·         Ajudar na redução da fadiga e do estresse
Devido às suas propriedades antioxidantes a fruta previne:
·         doenças cardiovasculares e inflamatórias
·         distúrbios da visão
·         distúrbios do sistema neurológico
·         distúrbios imunológico
Além disso, possui propriedade anticancerígena e antienvelhecimento. Frutas com pigmentos vermelhos são ricas em carotenoides – essas substâncias previnem doenças do envelhecimento e protegem pele e olhos.
Já o ácido graxo ajuda a reduzir a taxa de colesterol ruim (LDL) do sangue.
Os aminoácidos presentes na fruta colaboram para a produção de proteínas, que serão as responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez. 
Como podemos encontrá-la no mercado?
In natura (por ser importada, é dificil encontrar no Brasil), desidratada (em lojas especializados em produtos naturais) e na forma de suplementos (cápsulas).

Qual a quantidade diária recomendada?
A dosagem diária recomendada é de 15 a 45 gramas ou 120 ml de suco. Recomendam o consumo de pelo menos uma colher de sopa por dia, de preferência pela manhã ou antes das atividades físicas. A fruta pode ser misturada a outras frutas, saladas, sucos e iogurtes.
Existe alguma contraindicação?
A goji berry não é indicada para quem toma remédio contra trombose, controle de pressão e glicemia, pois pode inibir a ação desses medicamentos.
 
10 benefícios goji berry
1 – Possui 22 polissacarídeos (fortalece sistema imunológico)
2 – Rica em vitaminas do complexo B (auxiliam na constituição de células protetoras, portanto fortalecendo a imunidade)
3 – Rica em arginina e glutamina, que auxiliam na liberação do hormônio do crescimento (interessante para quem quer ganhar massa magra)
4 – Possui 19 aminoácidos que ajudam na formação de proteínas (responsáveis por enrijecer os músculos e reduzir a flacidez)
5 – Potente estimulante, auxilia no aumento no nível de energia e na capacidade de concentração. Pela ação estimulante, também pode ajudar na redução da fadiga e do estresse
6 – Sua ação antioxidante promete benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares. Possui cyperone, que faz bem ao coração e pressão arterial.
7 – Contem 21 minerais como ferro, cálcio e germânio.
8 – Rica em fitoquímicos (carotenoide, zeaxantina, luteína e antocianina) que atuam como substâncias anticancerígenas
 – carotenoides são substâncias que previnem o envelhecimento da pele
– zeaxantina e a luteína são substâncias que atuam na proteção dos olhos
9 – Por conter triptofano, um precursor de serotonina, seu consumo está associado ao bom-humor, alegria e satisfação
10 – Pela presença de beta-sisterol, que tem ação anti-inflamatória, ajuda a equilibrar os níveis de colesterol

 


Fontes: Prof. Dr. Edson Credidio é médico nutrólogo, clínico geral, doutor em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ; Folha de S.Paulo / Equilíbrio e SaúdeUol / Saúde / Alimentação

– as imagens utilizadas acima são de fontes externas e não autorizadas. Se você é fotógrafo ou responsável por agênciar conteúdo fotográfico, que possua os direitos de alguma dessas imagens, e não quer que elas apareçam aqui, favor entrar em contato e ela será prontamente removida.

Pin It on Pinterest

Share This