Escolha uma Página
         
Alecrim

Propriedades funcionais: diurético, antifúngico, anti-inflamatório.
 
Alho

Atua como: analgésico, anticoagulante, ajuda a prevenir o câncer, protege o fígado, antialérgico, anti-inflamatório, combate viroses, diurético, antioxidante, antibiótico, estimula o sistema imunológico, previne o diabetes, reduz o colesterol e combate fungos.
 
Açafrão da terra

Protege contra o câncer, artrite, condições oculares, gastrointestinais, pancreatite, doenças cardiovasculares, dislipidemias, entre outras. 
A cúrcuma age na diminuição dos radicais livres e na melhora da síntese dos antioxidantes naturais. Além de diminuir componentes hepáticos inflamatórios e biomarcadores de dano oxidativo. 
Algumas evidências indicam que ela possa inibir a atividade de algumas drogas quimioterápicas e/ou interferir em sua absorção e, por isso nesses casos deve haver indicação médica. A promoção de um tumor está intimamente ligada a um estado pró-inflamatório e a curcumina diminui esse componente. Sua ação em estudos clínicos abrange a inibição da carcinogênese coloretal, pâncreas, gástrica, próstata, hepática, mama, orais e leucemia. Ela sequestra os radicais livres e impede a peroxidação lipídica protegendo contra doenças cardiovasculares como a aterosclerose e danos oxidativos ao DNA.
 
Canela

Hipoglicemiante, digestivo, hemorragias, tosse, anemia, viroses, menstruação, tônico,etc.
A canela reduz a glicemia pois potencializa a insulina, aumenta a eficácia dos receptores beta do pâncreas e retarda o esvaziamento gástrico. Melhora gripes e resfriados, pois contem compostos fenólicos. Reduz o colesterol pois auxilia na eliminação dos lipídeos.
 
Cebola

Previne doenças cardiovasculares, antioxidante, antialérgico, anti-inflamatório, antibiótico, dissolve gorduras.
 
Gengibre

Possui mais de 400 substâncias com propriedades ativas. Algumas das principais substâncias: cobre, magnésio, potássio e vitamina B6, mas o mais importante em sua composição é o óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona, essas substância em conjunto tem ação terapêutica. Além da substância gingerol, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. Termogênico.
 
Manjericão

A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção.
 
Orégano 

Propriedades funcionais: o carvacol, substância contida nas folhas, ativa as defesas do corpo, além de matar germes na comida, e combate à tosse, bronquite e cólicas intestinais, quando usada como infusão. 
 
Tomilho

Propriedades funcionais: devido à presença do timol, há função antifúngica, anti-inflamatório e antiaterogênica, inibe a agregação plaquetária.


Fonte: Edson Credidio, médico nutrólogo, doutor em Ciência dos Alimentos e Membro da American College of Nutrition (ACN)

Pin It on Pinterest

Share This