Escolha uma Página

A higiene bucal deve ser levada a sério desde cedo!

Recentemente fiz uma entrevista com a dentista Lilian Guedes sobre higiene bucal em bebês e crianças. Para você que não teve a oportunidade de acompanhar pela TV, abaixo segue as principais dicas e orientações. Vale a pena conferir.

Boa leitura!

Como fazer higiene bucal em bebês nos primeiros meses?

Antes do nascimento dos primeiros dentinhos a mãe deve fazer a higiene bucal do bebê sempre após a mamada com uma gaze ou uma fraldinha sobre a gengiva, com movimentos leves na parte superior e depois inferior. Geralmente o bebê tende a morder o dedinho da mamãe o que é muito bom, já que a mãe pode aproveitar e escovar as duas gengivas simultaneamente. Por ultimo, a língua deve ser escovada com a mesma gaze ou fralda. O acumulo de leite sobre a língua facilitará o acúmulo de placa bacteriana, a qual causará mau hálito. A placa bacteriana é uma placa esbranquiçada que fica sobre a língua, ela é composta por bactérias e restos alimentares, no caso o leite. Existem nas grandes redes de farmácia outros acessórios, como massageadores gengivais e dedinhos em formato de coelhinho, mas estes podem ser substituídos pela gaze e/ou fralda. É importante lembrar que a fralda que se faz a higiene bucal não deve ser a mesma que se faz a limpeza das mãos e da boquinha do bebê. Para fazer a higiene bucal a fralda deve estar limpa e passada.
Um bebê pode ter cáries?
Após o surgimento dos primeiros dentinhos o bebê já pode desenvolver cáries. A cárie mais conhecida é a chamada cárie de mamadeira. Ela se desenvolve no primeiro ano de vida do bebê, quando a mãe coloca açúcar e/ou achocolatados no leite da mamadeira. O bebê ingere o conteúdo da mamadeira e em seguida dorme. Se a mãe não fizer a higiene logo após a mamada, muito provavelmente se desenvolverá a cárie nos dentinhos.
E como acontece esta cárie?
O fato de o bebê dormir reduz o fluxo salivar e por conta disso todo acumulo do leite e/ou bebidas que contenham açúcar ficará depositado sobre a superfície dos dentinhos, facilitando que a bactéria se prolifere e desenvolva a carie.
O que fazer para prevenir as cáries?
A melhor prevenção é a escovação e as visitas regulares ao dentista. O profissional vai orientar a mãe sobre os bons hábitos de higiene e alimentação para o bebê.
Quando nascem os dentes-de-leite?
Os primeiros dentes de leite nascem por volta dos seis meses, quando a mãe já é orientada pelo pediatra a incluir sucos e “papinhas” nas refeições. Alguns recém-nascidos podem apresentar nos primeiros 30 dias de vida e outros já nascem com ele.
Quando devo levar meu filho ao dentista pela 1ª vez?
A primeira visita ao dentista deve acontecer ainda na barriga da mãe, quando ela fará o pré-natal odontológico. Mas se o bebê já nasceu, após o segundo mês já se pode levá-lo.
E depois da primeira consulta, com que freqüência a criança deve ir ao dentista?
O dentista irá orientar que a mãe leve quando os primeiros dentes nascerem e depois quando tiver todos os dentinhos na boca. Isto acontece por volta dos seis meses e um ano.
Em crianças, qual a maneira correta de escovar os dentes?
Preconizamos a técnica de fones, a qual deve ser feita pela criança e pela mamãe. A técnica consiste de a mamãe ficar de frente com a criança e solicitar que esta fique com a boca aberta, os movimentos de “trenzinho” (vai e volta nos últimos dentes) e de “vassourinha” (atrás de todos os dentes). Por fim peça para a criança ficar com os dentinhos fechados e faça movimentos circulares em todos eles. A língua também deve ser escovada, mas sem creme dental. A criança deve repetir sozinha estes movimentos olhando no espelho. Para que a criança possa escovar os seus próprios dentinhos na pia do banheiro, existe um banquinho que se compra em lojas, lembre de colocar um espelho para que ela se veja escovando os dentes.

Como escolher a escova para as crianças?
A escova deve ser de uma boa marca e própria para a idade dela. No rótulo da embalagem da escova está escrito qual idade ela é recomendada.
Quando trocar a escova do meu filho?
É importante trocá-la uma vez por mês, de preferência. Assim diminui as chances de proliferação viral, bacteriana e fungica.
Qual a quantidade de creme dental que deve ser usada na escova?
A quantidade deve ser a mínima possível, próximo do tamanho de uma ervilha.
Existe a pasta de dente ideal?
Na fase dos primeiros anos (1 a 6) deve-se usar pastas próprias para crianças. O creme dental deve ser sem flúor para crianças que ainda não aprenderam a cuspir. O fio dental deve ser passado por último pela mamãe.

Pin It on Pinterest

Share This