Escolha uma Página

Já dizia Hipócrates “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.”

Todo mundo, desde criança, ouve falar que comer frutas faz bem à saúde. Que elas são benéficas, todo mundo sabe, mas poucos conhecem o que cada fruta pode oferecer de melhor.

As frutas são fontes de vitaminas, minerais e nutrientes indispensáveis ao nosso corpo. Você pode consumi-las in natura, fazer sucos ou usar para cozinhar. “O ideal é comer três frutas por dia. Mas é importante também consumir outros alimentos, como grãos e legumes.”, recomenda o médico nutrólogo e doutor em Ciência dos Alimentos Edson Credidio.

Ainda segundo o especialista, todas as frutas possuem propriedades medicinais. Por isso, conhecer a função desse alimento pode ajudar você a prevenir e combater diversos problemas de saúde.

Quer saber o que cada fruta oferece de melhor? Confira a relação abaixo!

ABACATE – Altamente energético. Possui gordura saudável monoinsaturada, contém propriedades antioxidantes, é protetor das artérias e vasodilatador. O abacate é rico em vitaminas, minerais, proteínas, omega9 e fitoesterois. Apresenta 3X mais potássio que a banana.

ABACAXI – Favorece a digestão e purifica o organismo. Ajuda a dissolver o catarro dos brônquios. Possui vitaminas A, B e C, magnésio, fibras e bromelaina. Tem propriedades antiinflamatórias. O abacaxi atua como anticoagulante, acelera a cicatrização de tecidos, antiviral, antibacteriano, antitussígeno e ainda ajuda a prevenir a osteoporose e as fraturas ósseas.

AÇAI – Previne Alzheimer, melhora a visão, atua na coordenação motora e previne osteoporose. Rico em antocianinas, vitaminas A, B e C, além de minerais como ferro, fósforo e cálcio.

ATA (fruta do conde) – Rica em vitaminas, minerais e polifenois. Auxilia na imunidade.

BANANA – Fortalece o estômago contra a acidez e protege de úlceras. Contém potássio, fibras solúveis, complexo B, (riboflavina, piridoxina), vitamina C, cálcio, fósforo e ferro. Indicado em: bronquite, diarréia, feridas, verrugas, queimaduras, ulcera gástrica e duodenal.

COCO – É calmante, diminui a febre e é útil nas inflamações intestinais. Possui vitaminas, minerais, ácidos graxos mono e poliinsaturados, ácido láurico e fibras. Auxilia na redução do colesterol, desidratação, parasitoses intestinais, bactérias e fungos, tosse e ainda melhora a cicatrização e auxilia no tratamento do HIV e HPV.

FRAMBOESA – Tonificante, vigorizante e desitoxicante.

GOIABA – Combate a diarréia e os tumores.

JABUTICABA – Tem ação em doenças da boca, diarréia e hemorragias.

KIWI – Rico em vitamina C, é antioxidante e laxante. Ajuda nos tratamentos contra a tensão, a depressão e as desordens digestivas.

LARANJA – Rica em vitamina C é energizante, laxante e previne infecções.

LIMÃO – Por ter muita vitamina C, favorece a circulação, cura resfriados e faz bem para o estômago. Ajuda a curar as úlceras da boca.

MAÇÃ – Ajuda a reduzir o colesterol, contém agentes anticancerígenos e antiinflamatórios. Excelente para o aparelho digestivo. A maçã verde é ótima para estimular o crescimento de cabelos.

MELÃO – Rico em vitamina A é ótimo para a pele e ajuda manter o bronzeado.

MELANCIA – Rica em carboidratos, vitaminas, minerais principalmente magnésio, potássio, licopeno e fibras. Baixa caloria. Utilizado como anticancerígeno,  anti-hipertensivo, contração muscular, antiinflamatório e antibacteriano.

MAMÃO – Rico da enzima chamada papaína, com grande ação digestiva. É a fruta especial para quem tem úlcera péptica, gota, diabete e obesidade. Possui vitaminas A, B e C, minerais, fibras e betacaroteno. Digestivo, hérnia de disco, antiinflamatório, cicatrizante e ajuda na prevenção de Parkinson, câncer de próstata e constipação. (Papaia e Formosa).

MANGA – Purifica o sangue e é boa para a pele. Ajuda no tratamento contra a acne.

MARACUJÁ – Calmante com propriedade de amolecer os tecidos, atenuar inflamações, inchações, queimaduras e aliviar as dores. É muito usado no combate à coqueluche.

MORANGO – Diurético, anti-reumático, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, tônico para os nervos, antiinflamatório, anticancerígeno, antiparasitário e auxilia na prevenção de artrite.. Possui vitaminas A, B e C; minerais como potássio, fósforo e ferro; ácido oxálico; licopeno; D-catequina e ácido elágico.

PÊRA – Diurética e abaixa a pressão.

PÊSSEGO – É uma das frutas mais indicadas para os diabéticos.

TAMARINDO – É laxante e purgativo. Age nas parasitoses intestinais e na equistossomose. Auxilia no funcionamento do intestino.

UVA – Ajuda a combater a anemia e a fadiga. Previne o câncer e reduz o nível de colesterol no sangue. A casca da uva vermelha ou roxa possui a propriedade chamada resveratrol, que inibe a formação de coágulos e aumenta o bom colesterol HDL. Por isso atribui-se ao vinho tinto reação benéfica sobre o coração (recomendam-se duas doses por dia: uma taça no almoço e outra no jantar). O mesmo efeito pode ser obtido com o uso do suco de uvas, mas deve ser ingerido em dose maior – vantagem de não conter álcool.
Curiosidade:

Segundo dados do IBRAF (Instituto Brasileiro de Frutas) o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, atrás apenas da China e da Índia.
Dicas para evitar…

Câimbra: abacate, melancia, banana, laranja, melão, uva, framboesa e ameixa.

Azia: mamão, manga, banana, uva, caju, maçã (crua ou cozida) e goiaba cozida.

Enjôo: abacaxi, kiwi,laranja, limão e água-de-coco.

Gastrite: abacate, maçã, goiaba e mamão.

Colesterol: abacate
Prisão de ventre: ameixa, mamão, manga, morango, laranja (com bagaço), abacaxi, jaca, figo e damasco.

Inchaço: melancia, melão, abacaxi, carambola, fruta-do-conde e laranja.

– Para pedras nos rins: ingerir água com gás, pelo menos dois litros por dia, abacate e abacaxi.

Abacate, abacaxi, banana, laranja, manga, maça, pêra, uva…  A variedade é grande e os benefícios são enormes. Então, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, uma fruta sempre é uma boa pedida!

E não se esqueça: procure comer regularmente para manter a saúde em ordem, afinal fruta alimenta e faz bem, muito bem!

(Fonte: Edson Credidio, médico nutrólogo e doutor em Ciência dos Alimentos, escritor e palestrante)

Pin It on Pinterest

Share This