Escolha uma Página

Até pouco tempo ela era conhecida apenas pelos veganos e vegetarianos. Mas nos últimos anos ganhou novos adeptos e apreciadores.

Atualmente possui status de alimento saudável e é reconhecida como um dos principais alimentos funcionais, aqueles que, além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos benéficos à saúde!

Nada de torcer o nariz! Se você nunca experimentou, saiba que está perdendo tempo!

É bom e faz bem!

Os orientais que o digam, são os maiores consumidores de soja e nos dão exemplos de saúde e longevidade.
A soja é uma excelente fonte de proteínas, fibras, minerais e ácidos graxos. Estudos científicos comprovam a ação da soja na prevenção de doenças, como problemas de coração, alguns tipos de câncer (mama, colo do útero e próstata), osteoporose, mal de Alzheimer e sintomas da menopausa nas mulheres. Previne o diabetes. Contribui para saúde da pele e combate os radicais livres, desacelerando o envelhecimento das células. É rica em vitaminas do complexo B, A, C e E, além de ser rica em minerais: cálcio, fósforo, ferro e potássio. A soja possui alto teor de fibras, que ajuda o intestino a funcionar melhor! Que beleza de alimento não?!

Tá, admito que não consumo desde criança. Pelo contrário, passou a fazer parte do meu ‘cardápio’ há alguns meses! O importante é que, depois de superada a barreira do preconceito, experimentei e gostei! E você, gosta? Nunca comeu?

Experimente!
Que tal uma receita?!
Como incentivo, abaixo uma sugestão de salada que aprendi com a culinarista Sônia Regina Batista. Ela é feita com proteína de soja texturizada, muitos conhecem por ‘carne de soja’.

A receita original pede vagem. Como eu não tinha em casa, substitui por palmito (que sempre tem na minha geladeira!). Ficou uma delícia. Meu jantar!

salada

Salada de proteína de soja 
Ingredientes:
2 xíc de proteínas de soja

2 xíc de ricota cortada em cubos

2 cenouras cortadas em cubos

1 xíc de ervilha fresca

palmitos cortados em rodelas

2 colheres de azeite

suco de 1 limão

sal e cheiro verde à gosto
Modo de fazer:

  1. Deixar a proteína de soja texturizada de molho por 20 minutos em água morna. Ela vai ‘inchar’.
  2. Cozinhar as cenouras.
  3. Depois, basta misturar todos os ingredientes.

 

Pronto! É só servir.

Fica uma delícia!

Depois que você experimentar, vai virar fã!

Pin It on Pinterest

Share This