Escolha uma Página
Quais as principais causas da celulite?

Carolina Souza Di Guimarães (nutricionista): Para esclarecer essa dúvida tão comum gosto de dividir essa resposta em três partes: 1ª aumento de peso, 2ª desidratação e aumento de toxinas e 3ª inflamação ou alergia.

1ª aumento de peso
O aumento do peso, em geral, provoca o aumento da taxa de gordura corporal e o aparecimento de gorduras localizadas e conseqüente celulite. A celulite não é exclusiva de pessoas acima do peso, mas está intimamente ligada a taxa de gordura corporal, então mesmo que a pessoa seja “magra”, pode ter uma taxa de gordura elevada e com isso ter celulite.

2ª desidratação e aumento de toxinas
A desidratação e o aumento de toxinas no sistema linfático fazem com que o problema aumente. Quando não consumimos água suficiente o organismo tende a reter grande parte da água circulante no organismo, o que provoca o inchaço e acúmulo de toxinas dentro das células. Além disso, esse excesso de toxinas vai para o sistema linfático (vasos que absorvem toxinas, metais pesados e gorduras e que filtram esses elementos). Se o sistema linfático está saturado não faz a “limpeza” correta e o acúmulo destes elementos vai para as células ocasionando celulite e gordura localizada.
3ª inflamação ou alergia
Nos últimos anos, uma nova hipótese sobre o aparecimento de celulite foi levantada: a presença de alergia aos alimentos. Se você tem alergia há algum alimento inflamatório não conseguirá digerir adequadamente este alimento. O organismo pode entender este alimento como um agressor, disparando a reação alérgica, que pode vir por diversas formas: pele, intestino ou dor de cabeça. Para verificar este caso é preciso consultar um nutricionista e fazer uma pesquisa sobre os principais alimentos alérgicos: pães, massas e biscoitos com glúten; leite e derivados; chocolate ao leite (por causa do leite e não do cacau); soja; frutos do mar; amendoim; clara de ovo; cerveja e chope (por causa da cevada).
Há alguma diferença entre pele branca e negra em relação à celulite?
Sim. A pele negra é privilegiada nesta questão, pois tem mais músculo e menor propensão ao acúmulo de gordura.
Qual o tratamento para celulite? Como melhorar a aparência de “casca de laranja”?
O tratamento consiste da associação de diversas formas de conduta: dieta e alimentação adequada, prática de atividade física e tratamentos estéticos auxiliares como aparelhos, drenagem linfática e massoterapia.
Quando se deve começar a prevenir e a tratar a celulite?
Acredito que bons hábitos de alimentação e a prática de atividade física devem ser incentivados desde a infância. Na adolescência ou ao primeiro sinal de ganho de peso e celulite deve-se intensificar esta rotina e acrescentar os tratamentos estéticos.

É verdade que o consumo de café e refrigerantes provoca celulite?

Sim. Café, quando consumido em excesso, inflama as células. Já o refrigerante possui uma quantidade grande de açúcar e sal – o que provoca o aumento do peso e a retenção de líquidos.
Quais são os piores alimentos para os pacientes com celulite?
Café em excesso, refrigerantes, açúcar e doces, massas e demasia de sal e sódio, presente em salgadinhos, macarrão instantâneo e embutido (salsicha, lingüiça, mortadela, presunto, etc.)
Quais são os melhores alimentos para os pacientes com celulite?
São os alimentos termogênicos – aqueles que tem propriedade de aumentar o gasto calórico do organismo: canela, pimentas de todas as variedades, chá verde, entre outros. As fibras dos alimentos integrais e das frutas, verduras e legumes também têm esse efeito, além de contribuírem para a saciedade, controle do peso e melhor funcionamento do intestino. Outra dica são os alimentos ricos em potássio, que atua como um “diurético” no organismo eliminando o excesso de líquidos. Portanto vale a pena investir em carnes e frutas como melancia, ameixa e banana.

Ingerir bastante água ajuda a prevenir a celulite?
Sim. Quanto mais água tomar, mais água vai eliminar e melhor será a filtração e limpeza do organismo. Por isso hidrate seu corpo e desintoxique!
Por que quando emagrecemos continuamos com a celulite?
A celulite é a inflamação das células e não desaparece, apenas diminui de tamanho, portanto continua sempre no organismo.
A gravidez piora celulite?
Sim. Se a mulher não controlar o ganho de peso na gestação poderá agravar o problema.

Pílula anticoncepcional provoca celulite?

Não. Hoje existem pílulas que reduzem os sinais de TPM e a retenção de líquidos. É interessante consultar um ginecologista e pedir uma orientação adequada para cada caso.
Quem trabalha muito sentado ou de pé está tendo uma probabilidade maior de ter celulite?
Sim. Permanecer muito tempo sentado ou em pé provoca a má circulação.
Roupa apertada causa celulite?
Sim. Elas também podem interferir na circulação.
Por que homens não têm celulite?
A diferença está na forma como as fibras de sustentação da pele se apresentam. Nas mulheres a gordura é “puxada” para próximo da pele, aparecendo celulite; nos homens não. Além disso, os hormônios femininos estão mais associados ao ganho de gordura.

Fonte: Carolina Souza Di Guimarães (nutricionista)

Pin It on Pinterest

Share This